terça-feira, 10 de agosto de 2010

Mula ou Burro

FILO: Chordata CLASSE: Mammalia
ORDEM: Perissodactyla
FAMÍLIA: Equidae

CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: cerca de 2,70m
Altura: 1, 70m
Peso: até 400 kg
Tempo de vida: 40 anos

Como é possível produzir um animal grande e forte como um cavalo e, ao mesmo tempo, resistente, trabalhador e dócil como um asno? A resposta é cruzar o jumento com a égua para obter um híbrido (animal que se origina do cruzamento de espécies diferentes). Os produtos dessa hibridação são conhecidos vulgarmente pelos nomes de burro, mulo e mula. A prole, que herda o tamanho e a constituição da mãe, é mais parecida com o cavalo do que com o asno. Cruzando uma jumenta com um cavalo obtém-se o bardoto. Este é mais difícil de criar e tem a desvantagem de ser menor e de herdar o temperamento birrento da mãe.

Além da força, a mula tem uma capacidade de equíbrio admirável, que lhe possibilita andar pelos caminhos mais íngremes. Ela freqüentemente aparece como heroína nos filmes de carga na Europa e nas Américas, principalmente nos campos de cana e algodão e nas minas.

O burro não consegue produzir espermatozóides por isso é estéril. A mula também é estéril porque não pode produzir óvulos. Outra explicação é que tanto o macho quanto a fêmea não têm os órgãos genitais bem desenvolvidos, o que dificulta o acasalamento.

Lucia Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe
http://www.saudeanimal.com.br/burro.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário